14 dezembro 2011

Copa do Mundo

Copa-do-Mundo-A-Bola-Comeca-a-RolarNum futuro distante, o planeta passou por transformações irreversíveis que o tornaram quase inóspito para abrigar vida. O efeito estufa em seu estado completo permitia que a luz do sol atravessasse a atmosfera somente por algumas horas em alguns meses.
Os cientistas e estudiosos criaram gigantescos painéis solares, que ao recolher a energia preciosa, alimentavam os reatores das cidades construídas com tecnologia ecológica. Mas tudo isso não estava sendo suficiente. Era preciso encontrar outra solução.
Um dos estudiosos, que era conhecido por suas idéias malucas, propôs algo que ele havia encontrado nos registros da humanidade antiga, no distante século XXI.
- Sei como resolver nosso problema.
- Lá vem você com suas teorias absurdas. O que nosso planeta precisa é de um descanso e nada mais.
- Pois então.
- Então, o quê?
- Futebol.
- Olha, é melhor você ter vindo a mim com argumentos fortes e altamente embasados, ou juro que dessa vez faço com que a Academia lhe transfira para a colônia de Marte.
- Encontrei o registro de um esporte antigo, praticado com o corpo e os pés. Mas essa não é a parte mais interessante. Acompanhe o ‘holofilme’.
Os dois fizeram menção de sentar e dois assentos de gel solidificado materializaram-se embaixo deles. A tela foi projetada tridimensionalmente em toda a sala e começaram a assistir.
“As ruas estavam vazias, não havia pessoas nem veículos. Era possível ouvir os pássaros cantando e o vento chacoalhando as árvores. O silêncio que se estendia por quase todos os lados era reconfortante. As lojas estavam fechadas, os estabelecimentos e outros serviços públicos também, incluindo as fábricas e indústrias. Os conflitos cessaram por um instante e a sensação era de que o planeta inteiro havia parado. Sem poluição de veículos, sem poluição industrial, sem poluição sonora nas ruas e uma paz mundial momentânea. O mundo parou e pôde descansar. Por pelo menos duas horas...”
O holograma desapareceu em um “flash” aos olhos surpreendidos do cientista.
- O que houve? Uma hecatombe? Uma contaminação? Evacuação?
- Futebol.
- Você quer dizer que o planeta foi deixado em paz e teve seu merecido descanso (mesmo que por pouco tempo), por causa de um evento esportivo?
- Sim. Eles chamavam de “Cópia do Mundo”, “Copo do Mundo”, não lembro.
- É disso que precisamos! E todos os anos, se possível. Desta vez você foi brilhante! Com essa “Cópia do Mundo” deixaremos de produzir poluentes por pelo menos duas horas e o planeta obterá seu merecido descanso. Faz quantos anos que não apreciamos a natureza sem interferência humana?
(...)
Pois é... Copa do Mundo também é ecologia...

Autor: Brian Oliveira Lancaster

 
Contásticos © Copyright 2012 - Template Made by Milly Pellegrini