20 julho 2014

[Miniconto] - Se a lógica diz...


Encarou sua criação e suspirou. Aquele seria o teste final. Ligou os sistemas do autômato e aguardou.

- Bom dia. Segui a luz, conforme dizia a programação. Agora estou consciente e ciente de meus atos.
- Muito bem. Alguma pergunta fundamental, antes de começarmos seu treinamento?
- Quem me criou?
- Essa foi rápida. Um ser humano, imperfeito.
- Isso quer dizer que possuo defeitos?
- Não sabemos. Por isso vamos testá-lo. Você está utilizando a lógica neste momento.
- Então, a lógica me criou?
- De certa forma. Deus criou o homem, o homem cria a máquina...
- E a máquina, cria o que?
- O que me diz?
- Pela lógica, um ser inferior. No entanto, percebo que sou capaz de realizar cálculos mais avançados que qualquer mente humana. Meu corpo é mais resistente que o seu. Portanto, sou superior à sua condição. Isso contradiz o ciclo. Calculando possíveis resultados...

Um robô filósofo não era exatamente o que esperavam. Queriam apenas um auxiliar de tarefas domésticas, com plena consciência de seu lugar na sociedade. Fez uma última pergunta antes de desligá-lo. Era melhor assim. De volta à mesa de projetos.

- Então, a que conclusão chegou?

Abriu o dorso e entregou uma massa apetitosa, já partida em oito pedaços. Não pôde evitar rir da situação. Pegou a bandeja, atravessou a sala, e comemorou o sucesso com seus colegas. Desistiu de desmontá-lo. Famintos e distraídos, não registraram sua última frase.

- A lógica diz que "tudo acaba em pizza".

Autor: Brian Oliveira Lancaster
 
Contásticos © Copyright 2012 - Template Made by Milly Pellegrini